quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Representantes da APAVA participam de capacitação sobre Administração de Empresa Rural




Na semana passada, nos dias 6,7 e 8 na comunidade de Carpina o presidente da APAVA Bebé Gama juntamente com João Francisco estiveram participando de uma capacitação promovida pelo SENAR em parceria com o Sindicato Rural,  o curso tinha como objetivo garantir aos produtores métodos de como administrar suas propriedades e ou associações.
O conteúdo trabalhado foi dividido em duas etapas uma delas falava da área interna que desperta no produtor a necessidade de planejamento e organização para que a empresa possa ter lucros, já a segunda parte a externa que visa uma comercialização de forma justa e solidária. O curso nos deu a oportunidade de aprender a fazermos os cálculos para saber se temos condições de aumentar nossa produção.
A idéia agora é repassar para os demais sócios o conhecimento obtido nesses três dias.
A facilitadora Fátima nos disponibilizou o relatório do curso, veja abaixo.

RELATÓRIO
     I – Apresentação
     Esse relatório é uma síntese do curso de “Administração da Pequena Empresa Rural” realizado para os empreendedores rurais das comunidades de Carpina, Baixa Fechada 1, sítio Cipó,  Santa Rosa, além de dois participantes com residência na sede do município. O curso foi realizado na sede da Associação de Carpina, nos turnos matutino e vespertino, porem no ultimo dia trabalhamos um expediente único até às 13:00h, haja vista que os representantes da agroindústria de processamento de polpas e do arroz receberam no período da tarde a visita dos técnicos do Ministério para tratar assuntos de interesse dos produtores.
     Administração da Empresa Rural é um processo que possibilita o produtor identificar o ambiente geral da empresa. Visualizar as oportunidades do ambiente são fatores que podem melhorar o ritmo de desenvolvimento de seu empreendimento, através do conhecimento do mercado, tecnologia e recursos adequado.
     Considerando que a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro hoje é responsável por 37% da exportação, 36% dos empregos gerados e 30% do PIB, mostra a competência dos nossos produtores para alcançar resultados satisfatórios.
     Mediante os resultados esse curso veio socializara importância das ferramentas de gestão para adentrar no mundo competitivo atual, com uma economia globalizada e grandes acordos comerciais entre vários países. Dessa forma não só exige maior eficiência na produção, aumento da produtividade, redução de custos e maior qualidade dos produtos. Para se conseguir isso, é necessária a administração eficiente da empresa rural, de modo que cada investimento cumpra sua função principal, que é a de gerar lucros e bem estar das pessoas.
II – ConteúdoProgramático
ü  Apresentação do SENAR
ü  Integração dos participantes
ü  Entendendo o agronegócio
ü  Importância dos produtos agropecuários exportados no Brasil
ü  Ambiente geral da Empresa Rural
ü  Áreas de produção da empresa rural
ü  Processo administrativo: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
ü  Politicas agrícolas e os principais instrumentos de apoio ao produtor

III – Metodologia
      A metodologia foi de construção participativacom as discussões focadas para uma realidade dos produtores. Os recursos instrucionais foram indispensáveis para que no final do curso os participantes apresentassem como resultado uma ferramenta de gestão iniciada da sua empresa iniciada, ou seja,o Inventario.
     IV- Considerações Gerais
1-      Queremos registraro empenho do Sindicato Rural através do Sr. Presidente Evandi Souza e do Mobilizador o Sr. Raimundo Pinto.
2-      A parceria eficiente com a Associação dos Produtores Rurais de Carpina
3-      - Queremos parabenizar pelo excelenteprocesso de  seleção dos participantes inscritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário