Arroz da Terra


ARROZ VERMELHO DA TERRA
Com a retirada apenas da casca bruta, o arroz integral é um alimento altamente nutritivo que preserva intactos o gérmen e a camada externa do grão, onde se concentram a maior parte dos nutrientes como as proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais.
O arroz é um cereal isento naturalmente de glúten e rico em carboidratos, com a principal função de fornecer energia. O processo de refino para a produção do arroz branco convencional remove a maioria dos nutrientes do grão, restando apenas o endosperma, que contém basicamente amido.
As fibras presentes no arroz integral APAVA promovem à liberação mais lenta e constante da glicose, ajudando a regular o fornecimento de energia e os níveis de açúcar no sangue. As fibras também auxiliam no processo digestivo, facilitando a digestão e ajudando o funcionamento do sistema intestinal. O arroz vermelho integral APAVA também é fonte de proteínas e contém baixo teor de gorduras que aliado a hábitos de vida saudáveis podem beneficiar a saúde e o equilíbrio do organismo, ajudando a reduzir a absorção do mau colesterol, lipoproteínas de baixa densidade ((Low Density Lipoproteins ou LDL).
Por isso, a introdução e o consumo regular de arroz integral como partem de uma dieta balanceada é importante para quem quer manter a boa forma e se preocupa com a saúde. O arroz Integral APAVA é uma opção mais saudável na alimentação diária, tem fácil preparo e mais nutrientes e fibras.
Pode ser encontrado na versão - Arroz Vermelho Integral APAVA – com grãos mais curtos, curvados e translúcidos. Variando a quantidade de água e o tempo de cozimento, o arroz integral pode ser preparado de diversas maneiras, tais como: mingaus, cremes, sopas, bolinhos ou simplesmente cozido. Conheça mais receitas com arroz integral e desfrute de seus benefícios!

Principais características arroz vermelho

Este tipo de arroz foi trazido pelos portugueses em 1535, onde reinou sozinho até 1765. Primeiramente foi cultivado na capital de ilhéus, o atual estado da Bahia. Com o estimulo por parte da coroa portuguesa ao plantio de arroz branco, seu plantio foi proibido.
Este veto levou o arroz vermelho para a região semi-árida do nordeste, onde encontramos a maioria das plantações de hoje. O cultivo concentra-se no Vale do Apodi no Rio Grande do Norte e no Vale do Piancó na Paraíba.

Vantagens e benefícios para os clientes

O arroz integral só apresenta vantagens em relação ao arroz branco. Enquanto o integral tem grãos intactos, preservando assim à película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes; o arroz branco polido não tem a película, por conseqüência tem menor valor nutricional.
O consumo regular do arroz integral traz muitos benefícios. Diminui os problemas intestinais como a constipação; melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos; protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1; melhora o metabolismo da contração muscular, sendo excelente para todos, e especialmente para atletas. É isento de glúten, portanto celíacos podem consumir.
Aumentar a quantidade de fibras é uma boa dica para quem deseja emagrecer, pois as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, assim prolongam a sensação de saciedade. Mas, ao se aumentar a quantidade de fibras, deve-se aumentar também a quantidade de água.
Porém, é importante ressaltar que a quantidade da porção do arroz integral deve ser a mesma. Apesar de ter um valor calórico um pouco maior, tem o índice glicêmico menor. Portanto, não há alteração calórica significativa na dieta. Por ser um carboidrato, desse modo um alimento energético, deve ser consumido em porções que condizem com a necessidade de cada pessoa.

Algumas informaçãoes extraídas da internet através dos sites: